25 fevereiro 2009

Protocolado Ofício para garantir a gratificação no DEINFRA/SC

Na sexta-feira, dia 20/02, o setor Jurídico do SINTESPE protocolou ofício na SEA solicitando uma imediata providência quanto a regularização da gratificação dos servidores do DEINFRA e da SEI. Os servidores representados legitimamente por sua entidade sindical, não concordam com a redução do valor mensal da Gratificação de Fiscalização e Controle, que foi implementada a partir da folha de pagamento de fevereiro de 2009.

O ofício protocolado foi encaminhado ao Presidente do DEINFRA, Romualdo Theophanes França Júnior e ao Secretário da Infra-Estrutura, Mauro Mariani. Segundo os servidores, o DEINFRA cortou em torno de 30% a gratificação dos funcionários. Este corte, ocorreu devido ao não repasse pela CELESC dos valores devidos ao DEINFRA pelo uso da faixa de domínio, conforme informações obtidas junto aos órgãos.

De acordo com o diretor jurídico do SINTESPE, Antonio Lins, quem deve fiscalizar e realizar a cobrança é o governo estadual através do DEINFRA. Portanto, os servidores não podem e não devem ser responsabilizados e penalizados com esta redução dos salários.

Os servidores estaduais amargam uma defasagem de mais de 40% nos seus vencimentos, pois, estão com os pisos salariais congelados desde 2006 e aguardam o pronto atendimento de uma reivindicação emergencial da Campanha Salarial de 2008, a descompactação da tabela salarial, até o momento não cumprido, inclusive já negociado pelo SINTESPE no segundo semestre do ano anterior.

13 fevereiro 2009

SINTESPE protocola ação de execução de Mandado de Segurança para beneficiar servidores estaduais

O setor jurídico do SINTESPE protocolou, na quinta-feira, dia 12/02, no Fórum da Capital, a ação de Execução do Mandado de Segurança referente aos juros e correção monetária dos salários atrasados, do governo Kleinubing, com relação aos anos 92 e 93.

O SINTESPE aguardou durante 13 anos o fornecimento dos documentos necessários a ação pelos órgãos do Estado. “A execução do processo teve inicio lento devido à dificuldade de obter a documentação, também pela complexidade dos cálculos em razão das alterações da moeda e por envolver milhares de servidores”, argumenta Antonio Lins, diretor jurídico do SINTESPE.

A ação deve beneficiar mais de cinco mil servidores. Segundo o advogado do sindicato, Jayson Nascimento, os documentos necessários já foram reunidos. A execução é em favor de 2.266 servidores (confira lista) ainda existem aproximadamente três mil servidores, o SINTESPE ainda continua buscando os documentos necessários para fazer os cálculos de liquidação complementares.